Se você ligar o noticiário durante a noite provavelmente irá se deparar com um tema que vem ganhando muita força dentro do mercado: o metaverso.
Com a tecnologia cada vez mais presente em nosso cotidiano, se fala cada vez mais sobre um mundo totalmente virtual, e parece que ele está chegando.
O metaverso promete mudar tudo, desde uma experiência de uma compra de um móvel em uma loja no shopping até mesmo a aquisição de serviços mais complexos.
Esses serviços incluem, inclusive, os que envolvem o mercado imobiliário. Se pensarmos em atividades cotidianas da locação de imóveis, por exemplo, veremos exemplos de visitas, manutenção predial e outras atividades já sendo realizadas com o auxílio de inteligência artificial.
Mas o impacto pode ir muito além disso. A venda de imóveis promete passar por uma grande mudança com a chegada do metaverso, e é sobre qual impacto essa tecnologia realmente vai causar que falaremos no texto de hoje. Então vamos lá!
O que é o metaverso?
Antes de falarmos especificamente sobre o setor imobiliário, precisamos entender o que significa o metaverso. O termo que caiu na boca do povo significa, resumidamente, um universo virtual onde as pessoas vão interagir entre si por meio de avatares digitais.
A ideia é digitalizar a maioria, senão todas as atividades do nosso cotidiano. Tudo na medida do possível, claro.
Se você quiser lavar a louça da sua casa, por exemplo, ainda vai ter que fazer no mundo real. Mas pode comprar a esponja e o detergente concentrado no metaverso, testando a sua eficiência, sentindo até seu cheiro e consistência através do metaverso.
Isso é ou será feito através de diversas tecnologias. Algumas que já temos acesso são a realidade virtual, realidade aumentada, criptomoedas, redes sociais, entre outras.
Tecnologias que nos permitem utilizar os sentidos do tato e do olfato também já estão sendo desenvolvidas. Com todas essas ferramentas, poderemos enxergar a construção de um novo mundo dentro da internet. Virtual e real na mesma proporção.
Mas afinal, qual o impacto do metaverso no setor imobiliário?
Bom, agora que você já entendeu melhor o que significa o metaverso, chegou a hora de entendê-lo dentro do mercado imobiliário. Uma das principais dificuldades dos corretores é justamente apresentar os imóveis que estão à venda, correto?
A internet ajudou bastante a trazer mais praticidade para que as pessoas vejam melhor as opções disponíveis.. Através de fotos ou vídeos tivemos um avanço, mas nem sempre tudo é retratado de forma realista ou traz exatamente o ângulo que as pessoas procuram.
Mais que isso, muitas pessoas (para não dizer todas) ainda preferem ver os imóveis com seus próprios olhos.
Por este motivo, o metaverso pode ser uma grande mão na roda para qualquer corretor. Afinal, ele pode apresentar o imóvel de maneira totalmente remota, reproduzindo aquela casa dentro do mundo virtual.
Mas isso não é tudo. Abaixo, separamos alguns fatores que podem representar melhor as vantagens e os impactos do metaverso.
Imóveis e terrenos totalmente virtuais
O primeiro grande impacto que o metaverso traz para o setor imobiliário é a criação de um mundo completamente novo, onde existiram terrenos e imóveis virtuais inseridos dentro dessa realidade.
Aqui não estamos falando da visita virtual, mas de terrenos que só existem no metaverso. Pode parecer absurdo, mas não só é possível como é um mercado que já existe e faturou meio bilhão de dólares em 2021!
Ou seja, a negociação de imóveis virtuais já é para alguns e pode ser uma nova área de atuação possível para muitas imobiliárias e corretores.
Realidade aumentada e hologramas 3D
Além de disponibilizar novas oportunidades de imóveis, o metaverso também promete aperfeiçoar experiências já conhecidas pelos clientes.
Na hora de realizar um tour e escolher o seu destino ideal para alugar, por exemplo. Com a realidade aumentada e os hologramas 3D, a visualização do imóvel e da vizinhança, de maneira detalhada e realista, se torna possível mesmo à distância.
Até mesmo a decoração dos imóveis se beneficiará dessa tecnologia. Se você busca uma porta nova, poderá testar o que funciona melhor, uma porta de aço ou de madeira, com uma cor sólida ou com mais detalhes.
Tudo sem afetar em nada a realidade.
Trabalho totalmente remoto e compras simplificadas
Por fim, o trabalho remoto já se tornou realidade para grande parte dos corretores. Mas através do metaverso isso deve ficar ainda mais explícito.
Isso é possível porque, hoje, todo o processo de negociação pode ser realizado de forma digital. Sem a necessidade da pessoa ir até o imóvel.
Isso faz com que seja muito mais fácil a negociação e impede qualquer tipo de barreira e obstáculos comuns na compra de um imóvel. Além disso, com a expansão nas formas de pagamento, como as criptomoedas ou até mesmo os NFTs, as compras serão feitas de maneira muito mais simples e práticas do que atualmente.
Então, você que trabalha no setor imobiliário está ansioso para as mudanças trazidas pelo metaverso? Conte para gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido o texto. Até a próxima!
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.