Ferramentas de tecnologia estão sendo cada vez mais utilizadas pelo mercado imobiliário. Elas funcionam como uma estratégia para criar uma conexão ainda mais forte e imersiva com o cliente na hora de fazer a negociação de um imóvel.
Uma dessas tecnologias que o mercado imobiliário vem utilizando é a computação gráfica. Ela permite criar imagens realistas, detalhadas e até mesmo humanizadas de empreendimentos inteiros antes mesmo de o primeiro tijolo ser colocado na obra.
Neste artigo você irá encontrar:
- O que é computação gráfica na arquitetura;
- Computação gráfica como ferramenta de marketing;
- Como utilizar no mercado imobiliário;
- Vantagens de usar a computação gráfica para vender imóveis.
O que é computação gráfica na arquitetura
As maquetes eletrônicas ou maquetes 3D são o resultado da Archviz (Architectural Visualization), uma técnica de computação gráfica utilizada na arquitetura com a função de projetar, comunicar e construir projetos.
A arquitetura 3D permite a visualização de um imóvel ou empreendimento inteiro, em todos os detalhes e em várias escalas diferentes. Assim, o cliente interessado na compra daquele imóvel na planta pode ter uma experiência imersiva com a construção, com uma imagem realista.
Com a maquete eletrônica do imóvel, ele é capaz de ver como será o resultado final do imóvel. Desde os detalhes internos até a vizinhança completa, dependendo da complexidade das imagens apresentadas.
Grasiano Baptista, Coordenador do Núcleo 3D Art da K2 Real Creative Solutions, conta que atende diversas construtoras e incorporadoras no setor imobiliário. Para isso, participa de diversas feiras nacionais e internacionais, como o Salão de Móveis de Milão.
Hoje, ele conta que algumas incorporadoras já deixaram de fazer os “decorados” e passaram a comercializar todo o empreendimento apenas com material publicitário criado com imagens de computação gráfica.
Estratégias como esta podem agregar inovação para o marketing imobiliário e impulsionar a venda de imóveis.
Computação gráfica como ferramenta de marketing
A utilização da computação gráfica é uma importante ferramenta de marketing para a divulgação e venda de empreendimentos imobiliários, principalmente para imóveis ainda na planta.
Esse recurso de construção de ambientes por imagens de computação é enxergado hoje como uma estratégia inovadora de marketing.
Isso porque é possível comercializar um empreendimento inteiro apenas através da criação de seus ambientes digitais. Desde os cômodos, até sem a necessidade de um decorado físico para visitação.
Hoje já é possível criar uma campanha de vendas e materiais publicitários somente com o uso de imagens criadas por meio de computação gráfica.
Como utilizar no mercado imobiliário
Como vimos, uma das formas mais comuns de utilizar a computação gráfica no mercado imobiliário é por meio das maquetes eletrônicas.
Mas, além de oferecer imagens realistas dos imóveis que ainda não estão prontos, também é possível criar tours virtuais desses empreendimentos.
O tour virtual exibe uma captação completa de todo o ambiente. Isso permite que o cliente navegue por toda a área e cômodos do imóvel. Com esse recurso de computação gráfica é possível arrastar a imagem para qualquer ângulo. Assim, o cliente tem uma visualização 360º do ambiente.
Isso faz com que as descrições feitas pela construtora ou imobiliária sejam mais palpáveis e permite uma experiência muito mais realista para gerar segurança na decisão de compra.
Vantagens de usar a computação gráfica para vender imóveis
As vantagens na utilização de maquetes eletrônicas de imóveis são apontadas por Grasiano:
“As técnicas que podemos utilizar para mostrar detalhes ou ângulos pequenos e apertados permitem uma apresentação muito mais eficiente, o trabalho que criamos é considerado uma obra de arte, com isso, o mundo virtual/digital não tem limites”, afirma.
O maior diferencial é a capacidade de criar uma imagem ou vídeo tão realista que a pessoa consegue ver o resultado final. Com isso, experiências imersivas podem ser proporcionadas para os interessados no empreendimento.
Imagens realistas são os pedidos mais recorrentes, “é o que em 90% dos casos os clientes pedem”, afirma Grasiano.
Outra prática de computação gráfica bastante utilizada pelo mercado imobiliário são as imagens ilustrativas de plantas humanizadas. A utilização destes recursos em sites ou mesmo em plantões de vendas e eventos do setor imobiliário proporciona experiências para o cliente.
Criatividade e inovação são elementos que auxiliam na conquista pela atenção do cliente, podendo ser o fator decisivo na decisão de concretizar um negócio.
Visitar o apartamento decorado sem sair de casa
Uma das formas que a computação gráfica mais está sendo utilizada pelas construtoras e imobiliárias é com o tour virtual de ambientes decorados.
Esse tour serve tanto para ajudar na venda de imóveis na planta, quanto de imóveis que já estão em construção ou concluídos, mas sem a necessidade de decorar o espaço físico ou da locomoção dos interessados.
Com esse recurso é possível que o cliente percorra todo o ambiente e visite cada cômodo sem precisar sequer sair de casa, tudo na tela do seu computador ou celular. Ter essa possibilidade pode ajudar muito a comunicação com clientes que têm pouco tempo disponível para ficar se locomovendo, digitalizando ainda mais a negociação.
Conhecer a vista do imóvel ainda na planta
Com o uso de drones e maquetes 3D, é possível simular a vista exata que cada unidade do empreendimento terá, independente do andar que está localizado.
Assim, o cliente pode saber e visualizar a vista da janela da sua sala ou da sua sacada, por exemplo, mesmo antes de o imóvel começar a ser construído, ajudando na tomada de decisão para a compra.
As vantagens de utilizar computação gráfica para ajudar na venda de imóveis são muitas. Para o futuro, Grasiano aponta uma tecnologia no campo da computação gráfica que está chamando sua atenção.
“Os óculos de realidade virtual, como Hololens e Rift, me fazem imaginar que poderia ser construído um apartamento, por exemplo, e seria possível andar por ele com esses óculos, mas enxergando o espaço totalmente decorado e mobiliado, com várias opções de decoração que poderia ser escolhido de acordo com o perfil do visitante”, destaca.
A tecnologia pode ser uma grande aliada das estratégias de marketing imobiliário, quando pensadas para melhorar a experiência do usuário. Confira no nosso blog mais dicas de como vender imóveis na planta.