Hoje em dia, é cada vez mais comum encontrarmos pessoas buscando pela modalidade de consórcio de imóveis para adquirir a tão sonhada casa própria.
E o corretor de imóveis que deseja se destacar frente aos seus concorrentes precisa estar preparado para oferecer diferenciais que façam com que os clientes em potencial escolham a sua imobiliária.
Dessa forma, um atendimento personalizado e de qualidade, por exemplo, pode ser um bom começo para quem deseja garantir bons resultados nesse mercado.
Para isso, é fundamental estar sempre atualizado sobre o mercado imobiliário. Afinal, tirar as dúvidas dos seus clientes é o mínimo que se espera fazer para tentar fechar um negócio com ele.
Portanto, pensando em ajudar você a alavancar suas vendas, separamos todas as informações que um corretor precisa saber sobre o consórcio de imóveis!
Assuntos que você irá encontrar:
- O que é consórcio de imóveis?
- Como funciona o consórcio de imóveis?
- Para quem é indicado o consórcio imobiliário?
- Quais são as vantagens do consórcio de imóveis?
- Quais bancos oferecem a opção de consórcio?
- Qual o melhor consórcio de imóveis?
O que é consórcio de imóveis?
Você sabia que o consórcio de imóveis é uma invenção brasileira? Não sabia? Continue a leitura que iremos te explicar!
No início da década de 60, funcionários do Banco do Brasil em Brasília formaram um grupo com um objetivo em comum: comprar um carro novo, especificamente o Fusca da Volkswagen, o sonho da família brasileira na época.
Dessa forma, cada participante contribuía com uma parcela do valor do carro, permitindo que o automóvel fosse quitado a cada mês.
Para determinar a ordem de contemplação dos participantes, foi adotada uma solução simples: sorteio. Assim, nasceu um dos produtos financeiros de maior sucesso no país.
Portanto, o consórcio de imóveis é uma modalidade de autofinanciamento coletivo onde um grupo de pessoas se une para formar um fundo comum e, obviamente, adquirir um imóvel.
Como funciona o consórcio de imóveis?
O consórcio de imóveis é uma forma segura e regulamentada para a aquisição de bens, sendo uma alternativa interessante para aqueles que buscam planejar a compra de um imóvel de forma econômica e organizada.
Os participantes do grupo de autofinanciamento contribuem com parcelas mensais, e periodicamente, um ou mais integrantes são contemplados com cartas de crédito que podem ser usadas para a compra de um imóvel novo, usado ou em construção.
Entretanto, vale ressaltar que, mesmo após ser contemplado com o crédito, o consorciado vai precisar continuar pagando regularmente as parcelas do consórcio de imóveis pelo tempo determinado no contrato.
O que muitos não sabem é que é possível conseguir esse crédito através de lances, antecipando algumas mensalidades em até 25% do valor da carta.
Dessa forma, a contemplação cairá sobre o lance de maior valor, além de receber a amortização das parcelas ao fim do contrato.
Além disso, nessa modalidade de aquisição imobiliária, é possível fazer uso do FGTS para dar os lances ou então para complementar o valor da carta de crédito do consorciado.
Portanto, se você é corretor de imóveis e está iniciando sua carreira nesse meio, saiba que ter domínio sobre o funcionamento do consórcio de imóveis pode lhe render bons resultados e aumentar suas chances de fechar negócio com seus clientes em potencial.
Para quem é indicado o consórcio imobiliário?
O consórcio de imóveis é indicado para pessoas que desejam adquirir um imóvel de forma planejada ou que não possuem o capital necessário para comprar à vista ou dar uma entrada de alto valor.
Dessa forma, ele é uma opção atrativa para quem busca uma alternativa aos financiamentos tradicionais, pois não envolve juros, apenas taxas administrativas.
Além disso, o consórcio imobiliário também é recomendado para aqueles que querem poupar de forma disciplinada e têm capacidade de planejamento a longo prazo.
Quais são as vantagens do consórcio de imóveis?
Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o total de participantes ativos em consórcios de imóveis em 2023 subiu para cerca de 17 milhões, uma alta de 60% em relação ao mesmo período de 2020.
O consórcio imobiliário promove disciplina financeira, pois exige do comprador um compromisso mensal com as parcelas, funcionando como uma poupança forçada.
Portanto, trouxemos as principais vantagens do consórcio de imóveis, de acordo com a Rodobens, para lhe ajudar com aquele cliente que está em dúvida de qual modalidade de crédito escolher.
Taxa administrativa inferior aos juros do financiamento
Uma das principais vantagens do consórcio de imóveis é a possibilidade de conseguir uma taxa administrativa que, normalmente, é inferior aos juros cobrados em financiamentos tradicionais.
Isso significa que, ao optar pelo consórcio, o seu cliente pode economizar significativamente ao longo do tempo, já que não pagará os altos encargos financeiros associados aos juros compostos do financiamento.
Portanto, essa economia acaba gerando menores custos totais na aquisição do imóvel, tornando o consórcio uma opção financeira mais vantajosa para aqueles que podem planejar a compra com antecedência e têm a flexibilidade de esperar pela contemplação.
Menos burocracia para aquisição do imóvel
Diferente dos financiamentos tradicionais, que exigem uma análise de crédito criteriosa, comprovação de renda, e uma série de documentações para a aprovação do empréstimo, o consórcio apresenta um processo mais simples.
Os participantes precisam apenas aderir ao grupo de consórcio e manter suas parcelas em dia para concorrer à contemplação.
Além disso, pessoas negativadas também podem participar do consórcio, visto que sua situação só será analisada no momento de receber sua carta de crédito.
Portanto, um consorciado que esteja inscrito no SPC/Serasa terá mais tempo para regularizar sua situação.
Prazo de parcelamento flexível
Outra grande vantagem do consórcio de imóveis é a flexibilidade na escolha do prazo e do parcelamento.
Os consorciados podem optar por diferentes prazos de pagamento, que variam conforme o grupo de consórcio e a administradora. No geral, o prazo pode ser de até 15 anos (180 meses).
Assim, essa flexibilidade torna o consórcio de imóveis uma opção personalizável, permitindo que o comprador ajuste as parcelas de acordo com o seu orçamento pessoal ou familiar, sem comprometer a sua saúde financeira.
Sorteios frequentes
Com certeza, uma das características mais atraentes do consórcio de imóveis são os sorteios frequentes, que proporcionam aos participantes a chance de serem contemplados com a carta de crédito antes do término do plano.
Além de aumentar a motivação, os sorteios frequentes também garantem a equidade no processo, permitindo que todos os participantes tenham oportunidades regulares de adquirir o seu imóvel de forma antecipada.
Investimento a longo prazo
A médio ou longo prazo, o consórcio de imóveis vem conquistando progressivamente o mercado imobiliário, visto que oferece a oportunidade de usufruir de um investimento sólido e seguro.
Como dito anteriormente, participar de um consórcio significa que, ao ser contemplado, o consorciado recebe uma carta de crédito que pode ser utilizada para comprar um imóvel, cujo valor tende a se valorizar ao longo do tempo.
Assim, essa valorização imobiliária faz do consórcio uma estratégia inteligente de investimento, proporcionando um patrimônio que pode gerar renda, seja por meio de aluguel, seja pela revenda futura a um preço superior ao de compra.
Além disso, como os consorciados pagam parcelas mensais sem juros elevados, o valor investido no consórcio cresce de forma mais controlada e previsível.
Portanto, usufruir de um consórcio é investir de maneira consciente e estratégica, aproveitando todas as vantagens da compra de um imóvel próprio.
Quais bancos oferecem a opção de consórcio?
Agora que você já sabe como funciona e quais são os benefícios do consórcio de imóveis, é importante conhecer as instituições financeiras que oferecem esse serviço.
Diversos bancos e administradoras especializadas disponibilizam consórcios, proporcionando aos clientes uma ampla gama de opções para escolher o plano que melhor se adequa às suas necessidades e capacidades financeiras.
Dessa forma, separamos os 5 principais bancos que oferecem essa modalidade de compra de imóveis para que você possa guiar a jornada do seu cliente da melhor forma possível.
1. Banco do Brasil
O Banco do Brasil possui uma administradora de consórcio que oferece a modalidade tanto para quem já faz parte da cartela de clientes do banco, quanto para quem não é correntista.
A instituição oferece diversos planos de consórcio de imóveis, com prazos que podem variar de 120 a 200 meses, permitindo que o comprador opte pela opção que melhor se encaixe com a sua situação financeira.
A taxa de administração gira em torno de 17% ao mês e o consórcio pode ser usado para compra de imóveis urbanos, residenciais, rurais ou até mesmo comerciais.
Para participar do consórcio de imóveis do Banco do Brasil, o interessado deve procurar uma agência do banco ou acessar o site oficial para entender melhor o funcionamento da modalidade.
2. Bradesco
Conhecido por ser uma das maiores instituições financeiras do país, o Banco Bradesco também possui opções de consórcio de imóveis.
Nesse caso, o banco disponibiliza até 70% do valor para bens comerciais e 80% para os bens residenciais e, assim como em outras instituições, não é necessário possuir uma conta no banco para contratar o serviço.
Para imóveis comerciais, o prazo para quitação é de 10 anos, já para os residenciais, é de até 30 anos, ambos com taxas que vão de 11% a 13% ao mês.
Se você ficou interessado no consórcio imobiliário ofertado pelo Bradesco, acesse o site oficial deles e veja como contratar este serviço.
3. Itaú
No banco Itaú, é possível comprar a cota de consórcio de imóveis diretamente em uma das agências bancárias da instituição espalhadas pelo país.
Para grupos que já se encontram em andamento, o valor disponibilizado pelo banco é de R$120 mil, com prazo de pagamento de até 189 meses e taxa de 23% ao mês.
Para aqueles que desejam iniciar em um novo grupo de sorteio, as parcelas começam a partir de R$360,00 e poderão ser quitadas em até 200 meses.
Nesta modalidade, as taxas variam de acordo com o prazo do parcelamento, com valor mínimo de 15% e máximo de 20%.
4. Santander
O consórcio de imóveis do Banco Santander disponibiliza planos com prazo de pagamento de até 180 meses, bem como a possibilidade do uso do FGTS para pagamento de parte das parcelas.
A carta de crédito do consórcio Santander pode ser utilizada para a compra de imóveis novos ou usados, terrenos, ou até mesmo para construir e reformar propriedades.
Assim, as taxas administrativas variam de acordo com o prazo do parcelamento, no entanto, elas seguem um padrão de 0,10% ao mês.
Além disso, outro diferencial da modalidade oferecida pela instituição, é que essa carta de crédito pode ser usada para quitar um financiamento imobiliário existente.
Acesse o site do Santander e veja como contratar este serviço.
5. Caixa Econômica Federal
A Caixa Consórcio é o setor da Caixa Econômica Federal responsável por disponibilizar a modalidade de consórcio de imóveis.
Dessa forma, para a obtenção de cartas de crédito a partir de R$70 mil, o prazo de pagamento das parcelas é de até 200 meses.
Já para as cartas de crédito no valor de R$200 mil ou mais, o prazo reduz para 147 meses.
Assim como nas outras instituições, não há cobrança de juros, apenas uma taxa de administração que varia entre 13% e 17% ao mês, de acordo com o prazo estabelecido.
Para mais informações sobre o consórcio oferecido pela Caixa, acesse o site oficial e veja como contratar o serviço.
Qual o melhor consórcio de imóveis?
Agora que você já sabe tudo sobre consórcio de imóveis e todas as possibilidades disponíveis no mercado, deve estar se perguntando qual deles é a melhor opção para indicar aos seus clientes, certo?
Bom, a melhor resposta para essa pergunta é: depende!
Isso porque essa escolha é relativa. Ou seja, como os valores disponibilizados por cada banco variam, assim como os prazos de pagamento e as taxas de juros, o consórcio mais adequado será aquele que vai suprir as principais necessidades e condições de pagamento do cliente.
Porém, em todo caso, a dica é sempre recomendar a escolha de bancos que oferecem as menores taxas e os maiores prazos de pagamento.
Até porque dependendo da taxa cobrada ao mês em cada cota de consórcio de imóveis realizada, o valor total da compra do imóvel pode acabar saindo bem mais caro para o cliente do que ele imagina.
E, portanto, sua imagem como corretor pode ficar comprometida por conta disso, uma vez que as informações não foram passadas de maneira estratégica para o cliente.
Além disso, lembre seu cliente que ele não só pode como deve comparar as opções de consórcio com as opções de financiamento imobiliário para verificar qual a opção mais vantajosa para ele.
Preparado para fechar mais vendas e se tornar um corretor de alta performance? Confira o Blog da Jetimob e fique por dentro das novidades do mercado imobiliário!