O ato de gerir corretores é fundamental! Por isso, para manter o bom funcionamento das atividades de uma imobiliária e para permanecer com bons resultados, é necessário cuidar de muitos fatores. Um desses fatores é o gerenciamento de corretores, sendo a motivação peça-chave para mantê-los bem preparados. Portanto, trouxemos algumas sugestões à você acerca desse assunto.
Gerir vem do ato de exercer gerência. Diante disso, saber administrar, orientar e conduzir corretores é uma tarefa um tanto quanto trabalhosa, porém, não difícil. É preciso pensar, antes de tudo, que um corretor de imóvel pode agir e contribuir diferentemente de outros corretores.
Por esse motivo, o primeiro cuidado necessário ao gerir corretores é atentar para um lado mais pessoal e, após, profissional. Perceba que cada corretor tem suas características e que, quando exercidas em equipe, suas particularidades também se mostram diferentes.
Por isso, pensemos em alguns pontos que ajudam no relacionamento entre diretores, corretores e colaboradores do seu negócio, ponderando alguns tópicos importantes sobre esse assunto e, principalmente, a relevância de saber gerir corretores.
Qual a importância em gerir corretores?
Quem trabalha no mercado imobiliário sabe o real valor de manter uma equipe bem motivada. O que a imobiliária oferece e como incentiva sua equipe também faz muita diferença.
Sabemos que a busca por melhores profissionais é constante. Porém, não podemos esquecer que a busca desses profissionais por um emprego que reconheça suas ações, mesmo que pequenas, também é. Por isso a importância em saber gerir.
Mas por qual motivo o gerenciamento é importante? Primeiro porque o dia a dia da empresa será bastante proveitoso, pois, motivada, a equipe tende a buscar por resultados cada vez melhores. Também vê motivos para estar trabalhando com e para a imobiliária.
Segundo porque com um bom relacionamento entre todos, há mais respeito pelo trabalho um do outro, existe incentivo entre a equipe. Assim, o corretor compreende que o ambiente de trabalho da imobiliária oferece a ele um crescimento profissional maior do que o ambiente de um corretor autônomo, por exemplo.
Terceiro porque motivando tanto a equipe quanto o corretor individualmente a convivência e as responsabilidades dentro da empresa se tornam mais organizadas. Por isso a importância em gerir esses relacionamentos. É o ‘controle’ e a organização que trarão resultados positivos ao seu negócio imobiliário.
O que é preciso para gerir corretores?
O processo de gerir corretores demanda primeiro na escolha de um bom gerente imobiliário. O principal foco de um gerente é saber liderar e também motivar a equipe na intenção de atingir melhores corretores e mais benefícios para a imobiliária.
Por isso, o gerente imobiliário é peça chave para o bom funcionamento das atividades. Claro, não só ele. Existem diversos fatores que auxiliam no crescimento e no desenvolvimento da imobiliária, como por exemplo: o bom relacionamento com o cliente.
Porém, o gerente imobiliário atua no controle das ações dos corretores de imóveis. Ou seja, ele deve saber a importância e o peso que uma boa orientação e uma boa motivação de equipe trazem como influência à imobiliária.
Portanto, o gerente precisa, antes de tudo, de paciência e treinamento. Para poder ensinar e administrar, também é preciso ter conhecimento. O papel de gerir tem como objetivo principal detectar não somente aspectos positivos, mas também onde se encontram as falhas e as faltas e saber como ajustá-las.
Lembre-se que o gerente, ou líder, deve manter uma preocupação que seja constante. No sentido de cuidar e observar dedicadamente o crescimento de cada um e também o bem-estar no ambiente de trabalho entre todos.
Assim, o gerente fortalece as qualidades e foca também em como melhorar as falhas. Agindo dessa maneira, também trabalha sua capacidade de gerir e de liderar, desenvolvendo suas habilidades pessoais e profissionais.
Como gerir corretores de maneira eficaz
Tenha empatia:
Reconheça as pequenas e grandes ações dos corretores. Incentive sempre a melhora. Muitas vezes, incentivar a capacitação e o crescimento individual produz efeito também no trabalho em equipe.
Dê retorno:
É sempre muito importante auxiliar nas funções trabalhando com feedback. Ocorre, às vezes, de o corretor exercer suas atividades em desacordo com o que a empresa defende. Diante disso, o feedback funciona muito bem, tanto em conversas individuais ou coletivas, como em reuniões semanais, por exemplo.
Relacione-se com bom humor:
Corretores também são pessoas. Isso é óbvio! Porém, na correria do dia a dia e com o objetivo de alcançar bons resultados, os diretores e os gerentes podem esquecer que apenas cobrar serviço não funciona. A cobrança é fundamental, mas manter uma boa relação também influencia nas vendas.
Trabalhe a IE:
Já ouviu falar em IE? É a sigla para Inteligência Emocional. Trabalhar a IE consiste em você desenvolver um autoconhecimento que auxilie no momento de gerenciar as suas emoções e as emoções dos outros.
Exija apenas o trabalho que é do corretor
Não solicite ao corretor de imóveis tarefas que não são de responsabilidade dele. Sabemos que a função principal já deixou de ser apenas uma: a intermediação entre cliente e dono de imóvel.
Essa profissão se tornou bem mais abrangente para o mercado imobiliário. Porém, ações que não dizem respeito ao trabalho desse profissional seriam desnecessárias.
Por isso, conhecer o mercado imobiliário e se manter sempre atualizado é fundamental para um corretor de imóveis. Dentre as várias atuações de um corretor autônomo ou que trabalhe em imobiliária, estão: coleta de informações de compra, venda, aluguel, avaliação, valores, financiamentos, contratos, transações, documentações, trâmites da negociação e agendamentos.
Além de exigir que essa função seja realizada com excelência pelos seus corretores, cuide, antes de tudo, se esse profissional está credenciado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI – do seu estado.
Reconheça e incentive o trabalho do profissional
Com isso, ao gerir seus corretores saiba reconhecer as ações deles, incentive na capacitação profissional e exija o aperfeiçoamento profissional e pessoal. Demonstrar importância ao trabalho realizado é sempre ponto positivo, tanto para o relacionamento quanto para o bom funcionamento das atividades da imobiliária.
Por fim, para que esse gerenciamento seja eficaz, invista em um bom CRM imobiliário, em aplicativos, na aplicação de um funil de vendas, e também em gestões que auxiliem no processo entre os funcionários e sua imobiliária, e da sua imobiliária com o seu público. Sempre com o objetivo de converter para resultados positivos.