Os relatórios imobiliários são ferramentas indispensáveis para os gestores que desejam otimizar suas operações, melhorar a performance e tomar decisões estratégicas baseadas em dados.
Desse modo, a criação de relatórios imobiliários detalhados envolvem a coleta e análise de uma variedade de dados, desde métricas de vendas e locações até a satisfação do cliente e desempenho de marketing.
Assim, ao utilizar dados precisos e relevantes é possível ter uma garantia de que as decisões sejam mais assertivas, ao invés de suposições, proporcionando uma base sólida para o planejamento futuro.
Além disso, a seleção correta dos KPIs (Key Performance Indicators) são fundamentais para avaliar todo o sucesso das suas operações imobiliárias e devem estar presentes em alguns tipos de relatórios.
Através de relatórios imobiliários bem estruturados, você, como gestor imobiliário, pode monitorar esses indicadores de perto, ajustando suas estratégias conforme necessário para atingir seus objetivos de negócios e maximizar a lucratividade.
Por isso, nesta publicação vamos auxiliar você a entender um pouco mais sobre como criar relatórios imobiliários, conhecer os 8 tipos que existem e como um CRM pode auxiliar esse processo de análise de dados.
Assuntos que você irá encontrar:
- Para que servem os relatórios imobiliários?
- 8 tipos de relatórios imobiliários;
- Como criar relatórios para o seu negócio imobiliário?
- Como um CRM imobiliário pode auxiliar você?
Para que servem os relatórios imobiliários?
Os relatórios imobiliários são ferramentas fundamentais para a gestão eficaz de empresas no setor imobiliário.
Eles proporcionam uma visão abrangente das operações e auxiliam na tomada de decisões estratégicas.
Aqui estão algumas das principais funções dos relatórios imobiliários:
1. Análise de desempenho: relatórios imobiliários permitem aos gestores avaliar o desempenho de suas propriedades e equipes. Eles podem identificar quais imóveis estão performando bem e quais necessitam de atenção, ajudando a direcionar recursos de forma mais eficiente.
2. Identificação de tendências: ao compilar e analisar dados ao longo do tempo, os relatórios imobiliários ajudam a identificar tendências de mercado. Isso pode incluir mudanças nas preferências dos consumidores, variações sazonais na demanda ou precificação dinâmica.
3. Tomada de decisões informadas: relatórios detalhados fornecem informações cruciais que ajudam os gestores a tomar decisões mais embasadas, pois os dados precisos são fundamentais para minimizar riscos e maximizar retornos.
4. Apoio na negociação: ter acesso aos relatórios bem elaborados fortalece a posição de um gestor durante negociações com investidores, parceiros e clientes. Dados concretos e bem apresentados aumentam a confiança e credibilidade nas negociações.
8 tipos de relatórios imobiliários
Para falar sobre os tipos de relatórios imobiliários, vamos usar, como exemplo, os relatórios da Jetimob.
Quando entramos neste tópico, podemos pensar tanto em relatórios mais simples, como em mais complexos.
Na Jetimob eles são divididos basicamente por:
- geral de imóveis;
- agenciamentos;
- atualização e conversão de oportunidades, que são os leads;
- mapa de cobrança e taxas.
Esses itens também são divididos por funil de venda (locação ou venda).
Dessa forma, em cada relatório haverá algumas repetições de temas, como por exemplo atividades por sede ou por equipe. Mas vamos discutir mais sobre elas em cada um dos tópicos a seguir.
1. Relatório Geral
No relatório geral da Jetimob, assim como o nome já diz, a ideia é ter uma visão geral de:
- Quantas oportunidades estão em cada funil da imobiliária, do início ao fim do processo;
- Quantas atividades foram definidas e estão, ou não, agendadas;
- Quantidade de imóveis na imobiliária;
- E da “temperatura” dos seus leads.
Ainda que simples, esses dados já entregam alguns insights interessantes.
Através deles, já é possível observar se as negociações e aquisições de imóveis estão se movimentando ou estão estagnadas.
Como nossos relatórios representam o uso do sistema, também trazemos dados como a atualização dos imóveis e oportunidades. Isso diz respeito ao fato dos usuários da Jetimob manterem os imóveis e leads sempre atualizados.
2. Relatório geral de imóveis
Essa categoria engloba, dentro da Jetimob, 3 relatórios:
- Geral de imóveis;
- Imóveis de locação;
- Imóveis de venda.
Eles trazem os mesmos tópicos, porém referentes às finalidades diferentes. O primeiro aborda todos os imóveis da sua imobiliária, enquanto os demais abordam cada finalidade de negociação de forma específica.
A principal vantagem dessa divisão é a possibilidade de entender os resultados de cada área de atuação da sua imobiliária. Isso caso ela trabalhe com vendas, locação e temporada, claro.
E quais são os tópicos abordados nos relatórios de imóveis?
Em primeiro lugar, temos a quantidade de imóveis por sede e equipe. Aqui você enxerga o fluxo de “produtos” em cada sede da sua imobiliária e em cada equipe, também.
Logo depois, temos dados referentes à quantidade de imóveis exclusivos ou mobiliados.
Além disso, você pode ter um gerenciamento completo sobre regiões com mais ou menos agenciamentos, mapeando possíveis regiões pouco ou nem exploradas e conseguindo estruturar uma estratégia de captação mais assertiva.
Essas informações facilitam a definição e o planejamento de estratégias específicas.
Da mesma forma, e com uma finalidade semelhante, temos:
- Os dados de localização;
- Os tipos de imóveis
- E as categorias.
O objetivo é mapear o preenchimento correto dos cadastros dos imóveis sobre a atualização para gerir se a equipe ou responsável está mantendo a base de produtos atualizada conforme contatos com proprietários.
Nada pior que negociar um imóvel que não está mais disponível e não foi atualizado, não é mesmo?
Por fim, e possivelmente o mais importante de todos, você têm acesso a resumos financeiros das suas negociações.
3. Relatórios de agenciamento
Nesta categoria, temos as análises segmentadas por finalidade, porém um referente à vendas e outro à locação.
Essas informações são:
- Quantos imóveis foram agenciados;
- VGV dos imóveis;
- Potencial de honorários,
- Ticket médio;
- Média de honorários.
A partir do relatório de agenciamento é possível visualizar também as seguintes categorias:
- Quais as categorias de imóveis (comerciais, rurais, residenciais, terrenos ou boxes);
- Qual o tipo do imóvel (casa, apartamento ou terreno);
- Localização dos imóveis;
- Qual filial da sua imobiliária foi responsável pelos agenciamentos;
- Qual a equipe responsável.
O principal destaque aqui são os dados de desempenho dos agenciadores, onde é possível entender quais entregaram melhores resultados e quais deixaram um pouco a desejar.
4. Relatório de atualização de imóveis
O relatório de atualização de imóveis diz respeito, assim como o nome já diz, às atualizações referente aos imóveis que estão dentro do sistema Jetimob. Desse modo, possibilita uma visão de quantos imóveis foram atualizados, podendo filtrar o período desejado.
Dentro desse relatório estão as informações sobre a atualização dos imóveis tanto de venda quanto de locação e temporada, as categorias dos imóveis, tipos, qual filial da sua imobiliária é responsável pelos imóveis e a quais equipes e usuários do sistema eles estão associados.
Portanto, esse tipo de relatório proporciona ao gestor um maior controle sobre tudo o que está acontecendo no seu negócio imobiliário com relação aos imóveis cadastrados no sistema.
5. Relatório de oportunidades
Os relatórios de oportunidades ganhas e perdidas da Jetimob oferecem uma visão aprofundada dos negócios que foram marcados como ganhos ou perdidos dentro de um determinado período.
Estes relatórios são poderosos para gestores que desejam analisar o desempenho de suas equipes e compreender melhor os fatores que contribuem para o fechamento ou perda de negócios.
Ao gerar os relatórios, é possível aplicar uma série de filtros, como período, funil, responsável, etiquetas, origem, agência e/ou equipe, permitindo uma análise personalizada e focada nos aspectos mais relevantes para o gestor.
Dentro dos relatórios de oportunidades ganhas, por exemplo, destaca-se o total de negócios que resultaram em sucesso no período selecionado, fornecendo uma comparação com o período anterior.
Além disso, informações importantes como o valor ganho, o ticket médio, o tempo médio de duração das negociações e a média de atividades realizadas são apresentadas.
Esses dados ajudam a identificar padrões de sucesso e áreas que podem ser aprimoradas, contribuindo para a otimização do processo de vendas.
Ainda, o relatório permite analisar essas oportunidades por agência, equipe, responsável e origem, oferecendo uma visão clara de onde o sucesso está sendo gerado e quais atividades foram concluídas para alcançar esses resultados.
Esse nível de detalhamento ajuda a identificar os principais contribuintes para o sucesso e o que pode ser melhorado dentro do negócio, permitindo ajustes estratégicos para maximizar os ganhos futuros.
6. Relatório de conversão de oportunidades
O relatório de conversão de oportunidades da Jetimob oferece uma análise detalhada das oportunidades que foram criadas, proporcionando aos gestores uma visão abrangente sobre o fluxo de negócios ao longo de um período específico.
Com essa ferramenta, é possível entender melhor a origem e o progresso das oportunidades, facilitando a identificação de padrões e tendências que impactam o desempenho das equipes.
Dentro do relatório, o campo de oportunidades criadas destaca o total de novas oportunidades geradas no período selecionado, enquanto as oportunidades ganhas e oportunidades perdidas podem mostrar os resultados finais dessas iniciativas, por exemplo.
Através da análise da conversão de oportunidades, o relatório oferece uma visão detalhada das negociações, permitindo que os gestores avaliem a eficácia do processo e identifiquem áreas de melhoria.
7. Relatório de mapa de cobranças
O relatório de mapa de cobranças é uma ferramenta que fornece uma visão detalhada dos valores de créditos tanto da imobiliária quanto do locador, organizados por categorias de lançamentos criados.
Este relatório permite que os gestores filtrem as informações por período de entrada, facilitando o acompanhamento preciso das finanças.
Disponível na aba de faturas do módulo de locação, o mapa de cobranças é essencial para uma gestão financeira eficiente, garantindo que todos os créditos e débitos sejam claramente visualizados e monitorados de acordo com as necessidades da imobiliária.
8. Relatório de taxas
O relatório de taxas apresenta uma ficha com a relação de valores dos créditos da imobiliária em relação ao locador, organizada por contratos específicos.
Este relatório pode ser filtrado pelo mês de pagamento, proporcionando uma análise clara e personalizada dos valores envolvidos.
Disponível na aba de repasses do módulo de locação, o relatório de taxas é essencial para o acompanhamento financeiro preciso, permitindo que gestores tenham total controle sobre os valores recebidos ao longo do período selecionado.
Como criar relatórios para o seu negócio imobiliário?
Então, o importante é entender quais informações são mais importantes para sua imobiliária. Os relatórios precisam responder perguntas essenciais com relação à evolução do seu negócio.
Você pode decidir fazer os relatórios em uma planilha ou utilizar um sistema, como a Jetimob. Nesse sentido, constância será sempre necessária.
Se as informações não estiverem em dia com os acontecimentos da sua imobiliária, os dados dos relatórios também não serão relevantes.
Portanto, é essencial que todos os funcionários da imobiliária sempre mantenham os dados referentes aos seus trabalhos atualizados. Só assim será possível metrificar as suas negociações e refinar suas metas, objetivos e táticas de atuação.
Como um CRM imobiliário pode auxiliar você?
A implementação de uma ferramenta de Customer Relationship Management (CRM) é fundamental para aprimorar a geração de relatórios e expandir a compreensão sobre os negócios da sua imobiliária.
Essa tecnologia também contribui para a eficiência operacional das análises, reduzindo a probabilidade de erros em cálculos de indicadores e facilitando a atualização constante dos dados.
Além disso, o uso do CRM otimiza o tempo na organização de informações, permitindo que os gestores dediquem mais foco à análise estratégica. Isso assegura que as métricas de vendas sejam revisadas de maneira rápida e precisa.
E se você ainda não utiliza o CRM da Jetimob na sua rotina, aproveite para testar grátis por 7 dias: